Palestras

Epifania – Escrevendo a Felicidade

Uma experiência de ressignificação do existir humano com base nos ensinamentos filosóficos dos pensadores gregos e nos desafios dos tempos atuais, discutindo o que oprime do passado (depressão), o que angustia no presente (estresse) e o medo do futuro (ansiedade).

O ser feliz tropeça nas exigências de uma sociedade do desempenho e nas necessidades de aprovação social. O enfoque do existencialismo para o humanismo é um caminho para superar as invisibilidades e a síndrome de perfeição.

A palestra se direciona para formação de liderança em ambientes corporativos e para formação de formadores, além de profissionais em geral.

Ética: construindo relações de essência e convivência

Ética é um código de conduta que visa a um bem. O bem e o belo se somam na construção da felicidade humana. Discutir ética é discutir o universo da essência (inteligência intrapessoal) e da convivência (inteligência interpessoal), é conhecer o significado da semântica do respeito.

A postura ética vai além do não roubar e não deixar roubar. Trata-se de um agir responsável com o meio ambiente natural, social e do trabalho. “Não fazer ao outro o que não gostaríamos que conosco fizessem”.

Conviver é um desafio constante porque as pessoas são diferentes e estão em permanente mudança. Conhecer a si mesmo ajuda a conhecer o outro. Conhecer o outro ajuda a conhecer a si mesmo. É preciso superar as projeções e construir as cooperações.

A palestra se direciona ao público em geral.

Sua excelência, o professor!

Quem é o professor? Um facilitador ou um instigador? Um despejador de informações ou um líder? Qual o futuro da profissão professor? A inteligência artificial terá o poder de substituir os afetos? Quais os melhores caminhos para a formação continuada dos professores?

O professor é um líder. É ele quem tem o poder de apresentar ao aluno o universo do protagonismo, é ele quem o estimula a solucionar os problemas. As metodologias ativas, as escolas inovadoras, as aprendizagens por projetos e os espaços do fazer passam pela necessidade de um guia, de um mestre.

Cabe ao professor o desenvolvimento do cognitivo, social e emocional do aluno respeitando os consagrados pilares do “aprender a ser, a conviver, a conhecer e a fazer”.

A palestra se direciona a educadores.

Inteligência Alpha – formação de líderes inspiradores

O sucesso da aventura humana se encontra na compreensão de que além dos desejos e das escolhas é preciso encontrar um tema para viver. Só inspira quem é inspirado. Só inspira quem tem aspiração, quem sonha.

A inteligência alpha é a superação dos conceitos simplistas da inteligência. Não há um maniqueísmo na natureza humana que separe os “inteligentes” dos “burros”. Ninguém é burro! A inteligência é uma questão de liderança, de protagonismo, de agir significativo. Formar para a liderança significa conhecer as diferenças e as imperfeições e construir uma ambiência de respeito e de cooperação.

A palestra se direciona para profissionais que têm responsabilidade na liderança de pessoas e de processos.  A gestão de pessoas é o grande desafio do líder contemporâneo.